quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Vacine seu Vira-Lata!

Esta postagem surgiu da necessidade que tenho sentido de falar sobre a importância da vacinação para seu bichinho de estimação, mais precisamente para os SRD (Sem Raça Definida), mais conhecidos como Vira-Latas. Não sou especialista no assunto, não chego nem perto disso, mas quero falar assim mesmo, de leigo para leigo.

Tenho visto vários casos de animais, principalmente cães, que morrem com doenças que poderiam ter sido evitadas com a vacinação.Todo mundo sabe que as vacinas podem não funcionar 100%, mas tenha certeza que as chances do seu animal contrair uma doença fatal reduzem drasticamente.

Desde filhote, o animal precisa ser acompanhado por um veterinário de sua confiança. É como uma criança, não há diferença. O problema é que, para muitas pessoas, a vida de um animal não vale tanto assim. Muita gente pode dizer, inclusive, que este discurso é hipócrita, pois nos importamos tanto com a vida de um cão, um gato, um pássaro, por exemplo, mas não nos importamos muito com a vida de um porco, que vai para as nossas mesas de tempos em tempos. Ou com a vaquinha que vira a carne-do-sol nossa de cada dia. Tudo bem, o sentimento pode ser controverso, mas foi assim que nos constituímos: galinhas e vacas são alimento, e cães e gatos são nossos companheiros. Isso, claro, falando da nossa realidade, não da realidade da Índia ou da China, por exemplo.

Mas, voltando ao assunto da vacinação, o seu animal de estimação merece respeito e dignidade. Para muita gente, criar um cão é colocá-lo no quintal, fazer uma casinha, lhe dar água e comida. Não é só isso. O animal necessita de cuidados com sua saúde. Os animais de estimação estão sujeitos a parasitas, a viroses, infecções, câncer, e vários outros tipos de doenças. Não é só colocar o animal no quintal. É necessário ficar atento se ele está se alimentando bem, se apresenta algum tipo de modificação no comportamento, se há carrapatos, etc. E é imprescindível que o animal seja vacinado periodicamente.

Muita gente pensa que basta vacinar contra raiva e pronto, o animal está a salvo. E as outras inúmeras doenças que o rodeiam? Cinomose, Parvovirose, Leptospirose, Tosse Canina, etc., e a mais temida entre os tutores de cães aqui na cidade de Jequié: CALAZAR. Sim, existe vacina contra Calazar!

Então, pense bem: você ama seu bichinho, mas não quer gastar dinheiro com sua saúde. Isso realmente é amor? Pode parecer clichê, mas quem ama cuida.

Uma situação frustrante que se passou comigo recentemente foi o caso de uma pessoa que disse que queria muito adotar um filhote, pois amava cães e sua família também. E que preferia Vira-Lata porque não tinha que dar aquele monte de vacina que se dá ao cachorro de raça! Fiquei indignada, frustrada, e sei lá mais o que! Não sei dizer se isso é pouco caso ou ignorância, mas achei que deveria falar sobre isso.

O Vira-Lata é um cão como outro qualquer. Precisa de boa ração, água fresca, abrigo contra o Sol, carinho, banho, tosa, vermífugo, coleira anti pulga e carrapato, medalha de identificação, passeios, socialização, caminha gostosa, vacina, enfim, tudo o que qualquer outro cão precisa para viver plenamente! A ideia de que não é necessário se vacinar o Vira-Lata é totalmente estapafúrdia!

Trouxe aqui para vocês, como exemplo positivo, o caso de Shiro, o cãozinho que foi encontrado no esgoto junto com seus irmãos e que foi o último a ser adotado. Shiro foi adotado por Marilete, uma professora que ama os animais e se apaixonou por essa coisinha  linda! Abaixo da foto de Shiro com sua nova família, está a foto da sua carteirinha de vacinação. Isso é o certo a fazer! Não é porque Shiro é SRD (Sem Raça Definida) que não merece ou não precisa se prevenir contra doenças.






Bom, o recado que queria passar hoje era esse: se você realmente ama seu animalzinho, VACINE-O! Leve-o ao seu veterinário de confiança e se informe sobre como cuidar bem dele, quais as doenças que ele pode vir a ter, quais as vacinas que ele deve tomar. Mantenha sempre o cartão de vacinação atualizado e não perca as datas de repetição das vacinas. Não deixe que seu animal sofra por falta de cuidados básicos. Proteja-o como puder, pois ele depende muito de você para viver.

E, não se esqueça: o Veterinário é o profissional capacitado para cuidar da saúde do seu animal! Pet shops, lojas agropecuárias, salões de beleza animais, não são clínicas e nem sempre têm Veterinários para atender. Procure sempre um VETERINÁRIO!