Sobre a ONG



Histórico

O Grupo SOLAR (Grupo de Solidariedade ao Animal de Rua) nasceu da união de pessoas preocupadas com a causa da proteção animal na cidade de Jequié - Bahia.

Inicialmente, eram pessoas ou pequenos grupos isolados que resgatavam cães e gatos nas ruas, vítimas de abandono e maus-tratos. Esses animais recebiam todo o tratamento necessário à sua recuperação e, depois, eram disponibilizados para adoção.

Após algum tempo realizando esse trabalho no total anonimato, em setembro 2011 resolvemos criar um blog para facilitar a adoção dos animais resgatados, o “Cães & Gatos para adoção em Jequié”, precursor do blog que temos agora. Já havia o trabalho de donas de pet shop e de médicos veterinários no resgate e tratamento, mas o momento de encontrar alguém para adotar os animais se tornava uma tarefa complicada. Com a criação do blog, esperávamos que esse processo fosse facilitado, pois poderíamos atingir um número maior de pessoas e aumentar as chances de adoção dos animais.

Logo após a criação do blog, foi criada a fanpage no Facebook. Com o grande número de pessoas conectadas à rede social, e conectadas entre si, o trabalho do grupo de voluntários se tornou mais visível e passou a contar com o apoio de pessoas de todos os cantos da cidade, de outras partes da Bahia e do Brasil, e até de pessoas que residem no exterior.

A partir daí, os pequenos grupos isolados foram se juntando e acabamos por formar um time de protetores, que trabalha de forma voluntária para dar mais dignidade aos animais da cidade de Jequié. Com as facilidades que a internet e o Facebook nos traz, conseguimos formar uma rede de amigos dos animais. Tornamos-nos referência na cidade para quem se sensibiliza com a causa. Passamos a receber pedidos de ajuda para resgate de animais maltratados e abandonados, animais em estados lastimáveis, alguns à beira da morte. Pela falta de estrutura, infelizmente, ainda não podemos atender a todos os pedidos de socorro, mas os animais que conseguimos ajudar recebem alimentação, atendimento médico, acomodação (mesmo que improvisada) e, uma das coisas mais importantes: amor.

Todo esse trabalho sempre foi feito sem o recebimento de dinheiro para o pagamento de despesas com os animais. Não sendo uma entidade registrada, não tínhamos como prestar contas de doações desse tipo. Sempre trabalhamos recebendo doações de ração, medicamentos e outros itens que se faziam necessários em alguns casos. 

Além do trabalho de resgate, recuperação e adoção, o grupo começou a atuar também na educação de crianças e adolescentes para a sensibilização sobre a causa animal. Ministramos palestras em escolas e recebemos visitas de estudantes em nosso abrigo temporário. Esperamos que eles sejam multiplicadores da nossa causa, que ajudem a sensibilizar mais e mais pessoas para os problemas que temos na nossa cidade com relação aos animais abandonados e vítimas da maldade de alguns seres humanos.
Em 07 de maio de 2014 finalmente conseguimos o registro da ONG Grupo SOLAR e esperamos que, agora, o nosso trabalho se torne ainda mais efetivo.

Estamos trabalhando para viabilizar a construção do abrigo Casa de Malhado, em homenagem ao cão que resgatamos na Sexta Feira da Paixão de 2014, em um estado lastimável, e que mobilizou toda a cidade em torno de sua recuperação. Infelizmente, não pudemos salvá-lo. Malhado faleceu uma semana após o resgate e nos deixou com uma dor irreparável. Com a estrutura adequada que esperamos ter no Abrigo, com certeza salvaremos a vida de muitos outros animais, e sempre nos lembraremos do nosso meninão, que trouxe ainda mais pessoas do bem para a causa animal na cidade. Veja sua história clicando aqui.


Finalidades 

O Grupo de Solidariedade ao Animal de Rua (SOLAR) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, com sede e área de atuação na cidade de Jequié - Bahia.
O Grupo SOLAR tem por finalidade:
  1. Acolher animais, através dos protetores devidamente registrados pelo Grupo SOLAR, vítimas de maus tratos e abandonados por seus tutores, e através denúncia devidamente registrada;
  2. Fornecer tratamento, esterilização e abrigo adequado aos animais resgatados, devidamente registrados pelo Grupo SOLAR, com auxílio dos protetores;
  3. Encontrar novos lares e tutores responsáveis para os animais vitimados, através dos vários veículos de comunicação, e em feiras de adoção;
  4. Incentivar junto à população e às autoridades, a castração/ histerectomia de cães e gatos;
  5. Fiscalizar e denunciar os crimes praticados contras os animais na cidade de Jequié;
  6. Buscar a adoção de políticas públicas para posse responsável e para repressão dos atos de abuso e crueldade praticados contra animais;
  7. Buscar mecanismos para fazer cumprir, apoiada pelas autoridades competentes, os dispositivos da Lei no. 9.605/98 e demais leis e regulamentos Federais, Estaduais e Municipais,  na parte que ampara os animais;
  8.  Fazer com que sejam atualizadas e cumpridas as leis já existentes, e promulgadas novas leis de proteção aos animais na cidade de Jequié;
  9.  Criar ou promover campanhas educativas, palestras e cursos voltados à proteção e bem estar dos animais, a fim de conscientizar a população em geral sobre guarda responsável;
  10.  Criar ou promover eventos com objetivo de angariar e recolher fundos para manutenção dos objetivos do Grupo SOLAR;
  11.  Fiscalizar, acompanhar e colaborar com os trabalhos desenvolvidos pelos órgãos responsáveis pelo controle de zoonoses e, quando couber, opinar na decisão sobre o destino desses animais;
  12.  Realizar, promover, difundir e participar de atividades educativas e culturais, junto a crianças e adolescentes, com aprendizado teórico e prático, como oficinas, cursos, conferências, seminários, debates, pesquisas, publicações e outros, ligados a suas finalidades e objetivos;
  13.  Divulgar e promover a divulgação, de modo instrutivo, de instrumentos legais que tratam da defesa e proteção dos animais, especialmente para crianças e adolescentes;
  14.  Buscar parcerias com outros órgãos, nacionais ou internacionais, no que se refere às ações de proteção dos animais.
Como ainda não temos nosso próprio abrigo, nossos animais ficam em lares temporários até encontrarem adotantes. Mas os lares temporários também são muito reduzidos, pois muitas pessoas que se dispõem a nos ajudar acabam não cumprindo com seu papel e temos grandes problemas para continuar o tratamento dos animais.

Também ajudamos pessoas que tenham animais para doação, publicando fotos dos animais e facilitando o processo de adoção.

Além disso, anunciamos animais que foram perdidos ou encontrados, a fim de propiciar o reencontro destes com seus tutores.

Caso precise de nossa ajuda, entre em contato através de mensagem na nossa fanpage do Facebook e do Instagram . Teremos o maior prazer em ajudar, claro, dentro das nossas possibilidades.

Por ainda não contar com verbas públicas ou patrocínios de empresas, recebemos doações para possibilitar o tratamento a manutenção dos animais sob nossa responsabilidade. Caso queira fazer alguma doação, clique aqui e veja como proceder.