Voluntariado

Muitas pessoas nos procuram dizendo que querem ser voluntários. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o voluntariado na nossa ONG.

Felizmente ainda temos muitas pessoas boas, que gostam e respeitam os animais. Várias delas estão dispostas a ajudar com doações para os animais, mas outras não dispõem de recursos financeiros para tal e têm vontade de atuar de outra forma para ajudar na causa animal.

Muitos nos procuram oferecendo seu tempo livre para ajudar nos cuidados com os animais. Como ainda não temos abrigo, os animais ficam em casas de amigos que dão Lar Temporário (LT) durante o tratamento, até a adoção. Portanto, cada voluntário de LT é quem cuida da higienização dos animais, de dar a medicação na hora certa, dos passeios, etc. Portanto, ainda não aceitamos voluntários estejam dispostos a fazer esse tipo de trabalho.

Mas como ajudar?

Uma das maiores ajudas que uma pessoa pode nos dar é sendo um LT para um animal. Mas isso tem sido muito difícil, pois várias pessoas nos procuram dizendo que amam os animais, que querem abrigar, mas não querem ter que fazer o trabalho de higienização e ter a preocupação de dar medicamentos na hora certa. Muitas pessoas também acabam nos ligando e mandando ir retirar o animal da casa com urgência, pois não podem mais abrigar. Temos que correr atrás de alguém que possa ficar com animal de uma hora para a outra, o que é muito difícil de conseguir. E, quando demoramos de conseguir, as pessoas que estão dando LT ameaçam jogar o cão na rua ou levar para fazer a eutanásia no canil municipal.

Isso é mais comum do que vocês possam imaginar. Por conta disso, temos evitado buscar LT na internet e só pegamos um cão quando temos lugar em casas de pessoas que sabemos que vão dar seu apoio até o fim do processo. Inclusive criamos regras para o LT. Clique aqui para ter acesso.

Para os gatos o apoio é ainda mais difícil, pois são animais que tendem a fugir se a pessoa não tiver um local adequado.

Outra coisa que nos ajuda muito é a divulgação dos casos apresentados aqui no site e na nossa fanpage. Se você quer ser um voluntário, mas não pode dar LT, pode nos ajudar falando sobre nós a seus amigos e familiares, buscando pessoas que queiram adotar e fazendo a ponte para os animais que estão para adoção. Compartilhar nossas postagens no Facebook também é essencial. É através dos compartilhamentos que acontecem a maioria das adoções e das doações. Fique de olho nas nossas postagens, compartilhe e chame a atenção das pessoas para a situação dos animais carentes da cidade, divulgue nossas campanhas e eventos e nossas dicas de saúde animal.

Promova campanhas para ajudar os animais resgatamos. Por exemplo, de tempos em tempos, estudantes fazem campanhas para arrecadação de ração e se empenham em conseguir doações para a ONG. Pessoas e empresas que possam oferecer seus produtos e serviços também são muito bem vindas. Você pode também promover campanhas de doação de itens para nosso bazar permanente. Pode juntar um grupo de amigos para vender algo que saiba fazer em uma festa de largo e reverter o que angariar para nossa ONG.

Você que trabalha com artesanato e artes manuais, pode criar produtos com temas animais para vender e revertermos a renda para nossos animais. Toalhas em Ponto de Cruz, artigos em feltro, todo tipo de coisa que possamos vender e obter algum dinheiro para o tratamento dos animais é bem vinda.

Enfim, existem diversas maneiras de prestar um serviço voluntário para nossa ONG. Veja a que mais se aproxima das suas possibilidades e faça a diferença na vida de animais que só querem viver com mais dignidade.

Veja também essas dicas preciosas: 12 formas criativas para ajudar abrigos de animais que você provavelmente não conhece.