segunda-feira, 17 de março de 2014

Fique atento para não cair no golpe do falso protetor!



Gostaria de tratar de um assunto muito importante com vocês hoje.

Somos um grupo de voluntários que se dedica e faz o que pode para ajudar animais abandonados e vítimas de violência na cidade de Jequié. Para que as nossas ações se tornem mais efetivas, existe este blog e a fanpage no Facebook, que possui mais de 1.900 seguidores.

O blog existe desde 2011 e, de lá para cá, já perdemos a conta de quantos animais ajudamos. São animais abandonados pelos donos, animais vítimas de violência de todo o tipo, animais perdidos, e, principalmente, conseguimos novos lares para os animais necessitados, o que lhes proporciona uma vida totalmente diferente da que tinham antes, e dignidade para viver.

Efetuamos resgates (quando podemos) e damos abrigo ou conseguimos lares temporários para os animais. Através dos veterinários solidários à nossa causa, proporcionamos atendimento médico e tratamento aos animais que resgatamos e que outros protetores amigos resgatam. Também conseguimos ajudar pessoas que não têm recurso, mas precisam de algum tipo de ajuda para seu animalzinho, como nos casos de atropelamento, por exemplo.

Como somos um grupo voluntário e independente, contamos com doações de pessoas que se identificam com nosso trabalho, mas já falei aqui há algum tempo sobre o fato não pedirmos dinheiro e só aceitarmos doações de ração, medicamentos e outros itens que se façam necessários. Isso porque, sendo um grupo não registrado, não seríamos capazes de prestar conta como se deve. Por esse motivo, também, não vendemos nenhum produto para arrecadação de dinheiro.

Bom, dito isso, vamos à questão que me levou a fazer esta postagem. Existem pessoas na cidade se aproveitando da causa animal para promoção própria e para a aquisição de quantias em dinheiro, de pessoas de boa fé, como se fosse para ajudar algum animal. Essas pessoas não realizam nenhum trabalho de proteção animal, não realizam resgates, não fazem nada que se pareça com assistência a animais carentes. Isso já é um grande problema, mas o que acho mais grave é que, essas pessoas, parecem estar se aproveitado do fato de sermos já reconhecidos, de sermos referência na cidade, para se beneficiar, fazendo parecer que fazem parte do nosso grupo. Inclusive indicam os nossos animais como se estivessem nos ajudando, mas não estão! Vários simpatizantes da causa já fizeram doações em dinheiro e compraram produtos dessas pessoas, porque achavam que o dinheiro vinha para nossos animais. Não vem para nós, não é revertido em nada para nossos animais!

Diante disso, gostaria de pedir a todos que tenham mais atenção quando forem atender a um apelo para algum animal. Procurem saber para onde vai a doação, procurem conhecer o trabalho das pessoas que estão pedindo, o que elas realmente fazem com o dinheiro recebido. Se a intenção é ajudar o nosso grupo, nos procure, através dos nossos colaboradores e da nossa fanpage no Facebook. As informações sobre todos os animais que ajudamos estão aqui no blog e lá na fanpage. Se o animal que você está querendo ajudar não aparece nesses dois locais, não tem relação com o nosso grupo. Aliás, cuidado com as imitações. Existem páginas no Facebook que imitam a nossa, inclusive usando nomes parecidos com o do nosso blog, mas não têm nada a ver conosco!

Mesmo que a pessoa ou empresa pareça estar ajudando algum animal nosso, que use a imagem e o nome de algum animal que estamos ajudando, fique esperto e nos procure para tirar a dúvida.

Quanto aos nossos colaboradores, são:

Veterinários:
- Dra. Roberta Mecêdo
- Dr. Adervan Gonçalves
- Dr. Ney
- Dra. Carolina Fonseca

Empresas:
- Pet Shop Beleza Animal
- Pet Shop Beleza de Cão
- Clínica Veterinária Late & Mia
- Terra Viva Agropecuária e Pet Shop
- Best British Course (BBC)
- Pet 7 Clínica Veterinária e Pet Shop
- Nexmídia

Quanto aos voluntários, são muitos, e realizam diferentes trabalhos no grupo. Não conseguiria colocar aqui os nomes de todos, mas caso você tenha dúvida se alguém que lhe pediu uma doação faz parte do nosso grupo, entre em contato e pergunte, pois pessoas podem se passar por nossas colaboradoras e usar algum animal da nossa página para pedir algo. Fique de olho!

Caso você deseje fazer alguma doação, veja como proceder clicando aqui.

Fique esperto e não caia na conversa de qualquer um! A causa animal é um tema que está na moda nos últimos tempos e muita gente se aproveita para tirar vantagem das pessoas de boa fé, de coração puro.