sábado, 31 de maio de 2014

Perdemos dois cães para o Calazar

Pessoal, a notícia que temos hoje é muito triste. Perdemos dois cães resgatados para o Calazar. Princesa e Melaço já estavam apresentando sintomas avançados da doença e o exame confirmou nossas suspeitas. Não tivemos outra escolha senão que optar pela eutanásia.

Princesa, desde que chegou, apresentava algumas características da doença, mas começou a melhorar e achamos que era engano, que ela iria melhorar. Inclusive ela teve uma grande melhora no início, mas depois começou a ficar mais debilitada. Demoramos para fazer o exame, pois ela chegou com pneumonia e, durante o tratamento, o resultado poderia ser inconclusivo. Ela permaneceu de coleira Scalibor e usando repelente durante o tempo que ficou conosco, para evitar que houvesse contágio a outros cães. Mas, infelizmente, ela estava mesmo com a doença e começou a apresentar os sintomas mais avançados.

Melaço foi resgatado muito debilitado também, mas, todos os esforços pareciam ser insuficientes. Ele não apresentava melhora. Também usamos coleira e repelente nele para evitar contágio a outros cães. Mas o exame deu positivo e não tivemos outra escolha. Ele sentia dores horríveis.

Queríamos agradecer à equipe do Canil Municipal que tem nos dado um grande apoio. Fizemos uma parceria para que os animais que resgatamos façam o exame de Calazar e temos sido atendidos prontamente pela equipe.

Em nome dos cães que já perdemos para o Calazar, pedimos a todos que ajudem a diminuir os casos da doença. Se informem sobre a doença, vacinem seus cães, usem coleira Scalibor, mantenham seus quintais e a cidade limpa. Vamos também cobrar da administração pública que adote políticas de prevenção à doença e de erradicação do mosquito. Temos que nos unir nessa luta que é de todos nós!