sábado, 6 de setembro de 2014

Caso grave de maus tratos em Jequié

Recebemos uma denúncia de maus tratos muito grave, de uma senhora que criava 2 cães num quintal com péssimas condições de higiene e sem alimentá-los adequadamente. Recebemos fotos de vizinhos que mostravam as condições de magreza dos animais.

Ontem fomos até a casa da senhora, juntamente com o pessoal do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e policiais militares. Não foi difícil constatar as condições precárias em que viviam. Porém, descobrimos que existiam mais 3 cães na casa. Um deles, um filhote ainda muito pequeno de Dachshund, apresentava muita sarna e um inchaço na pata.

A dona da casa ofereceu resistência, mas o pessoal do Inema e nossa presidente Analu Duarte conseguiram convencê-la a mostrar todos os cães e as condições em que estavam vivendo. Como não pudemos fotografar, é difícil explicar o que foi visto na residência, mas adianto que as condições eram as piores possíveis, inclusive com muitas fezes pela casa. Pelas fotos que tiramos da varanda da frente da casa é possível ter uma ideia do que encontramos no interior e no quintal.




Um dos cães acabou escapando pelo portão e conseguimos tirar algumas fotos na correria. Vejam como ele está magro.





Após muita conversa, na tentativa de retirar os cães da casa, a senhora nos entregou uma das cadelas, a que estava em pior estado. Ficamos muito revoltadas ao descobrir que era uma das nossas. Sim, a senhora denunciada havia adotado esta cadela conosco no mês de junho deste ano, quando tinha em torno de 4 meses de idade. Muitos de vocês devem se lembrar dela. A chamamos de Mocinha, pois era uma cadela muito dócil e comportada. Vejam as fotos de quando Mocinha foi adotada: 




Vejam agora as condições em que Mocinha voltou para nossas mãos:









É triste pensar que existem seres humanos assim. Ela nos procurou em busca de um cão, dizendo que amava os animais, prometendo cuidar da melhor forma, dizendo que tinha as condições necessárias para cuidar de Mocinha e não desconfiamos do que poderia acontecer.  Ainda bem que os vizinhos foram corajosos em denunciar esse absurdo.

Mocinha foi à veterinária e constatou-se um caso grave de desnutrição. Estava também lotada de pulgas e carrapatos e com muita fome e sede. Muito fraca também e mostrou ter muito medo de vassoura. Deve ter sido agredida, pois o vizinho disse que a antiga dona bate nos cães e até já matou 3 a pauladas!

Mocinha, não se preocupe, agora nós vamos cuidar de você novamente e a pessoa que quiser adotá-la terá que provar que pode lhe dar o melhor!

Infelizmente, por conta de fatores legais, ainda não pudemos trazer os outros cães. Mas a ONG já acionou todas as instâncias possíveis para garantir o bem estar dos animais que lá ficaram. Esperamos dar boas notícias a todos em breve.

Por enquanto, o que temos a fazer é cuidar bem de nossa Mocinha, e agradecer às pessoas que participaram da ação com o Grupo SOLAR: ao Inema, nas pessoas de Joaquim e Ailton; a Cauan Sampaio, Diretor de Meio Ambiente; e à Polícia Militar. Não temos palavras para dizer o quanto ficamos felizes em saber que podemos contar com vocês para defender os animais desta cidade!