quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Mafalda cada dia melhor! (ADOTADA)

Vocês se lembram de Mafalda? Ela está cada dia melhor, mas passamos por poucas e boas com sua saúde até descobrirmos o que ela precisava de fato.

Ela está fazendo o tratamento para a doença do carrapato e seus exames ainda mostram alguns indicadores preocupantes, como plaquetas baixas. Mas o que mais nos preocupou mesmo foi uma recaída que ela teve na semana passada. Ela não comia mais, apresentava uma temperatura alta que beirava a febre e passou a ter dificuldades de locomoção. Tentamos de tudo e ela só piorava. Até o dia em que, ao acordar de manhã, não conseguiu se levantar. Pensamos no pior: cinomose. Mas os outros sintomas não batiam. Até que, por muito pensar e investigar, percebemos que ela estava com artrite. A doença do carrapato, aliada ao fato dos dentes permanentes estarem nascendo, trouxeram a artrite. Foi só voltar a dar o corticóide que havia tomado por uma semana para resolver a questão da pouca visão, Mafalda se levantou! Passou a comer, beber muita água, brincar, correr e tudo o que estava fazendo antes. Voltou a ser a danadinha de sempre!

Com essa experiência comecei a entender como ela foi parar na rua, sem enxergar e sem se levantar. Provavelmente, com a falta de cuidados dos antigos tutores, ela passou a apresentar esses sintomas: febre baixa, pouca visão, secreção nos olhos, fraqueza e dificuldade de locomoção. Acharam que ela tinha cinomose e, ao invés de buscarem um veterinário para tratar, a colocaram na rua. A dificuldade de locomoção que ela apresentava e que inicialmente pensamos ser da anemia, na verdade era artrite. Não muito fácil de diagnosticar numa situação como essa, sem termos nenhum histórico da cadela, mas com muito mais chances dela ter uma vida normal.

Mafalda já venceu a desidratação, está vencendo a anemia e sua visão foi restabelecida. Agora estamos torcendo para que a artrite vá embora junto com a doença do carrapato e que ela encontre um tutor que mereça ter uma amiga como Mafalda. Quem se interessar em adotá-la, favor entrar em contato pela nossa fanpage no Facebook.