domingo, 9 de agosto de 2015

Cadela que ficava em frente ao posto Julia Magalhães foi resgatada, mas não resistiu

Esta semana recebemos alguns pedidos de ajuda para esta cadela que estava ficando sempre em frente ao posto de saúde Julia Magalhães, no Jequiezinho. Infelizmente não tínhamos espaço para colocar, pois estamos lotados e com vários cães em tratamentos sérios, com dificuldades para mantê-los financeiramente também.

Porém na sexta-feira dia 07 uma pessoa que também divulgou foto no Facebook pedindo ajuda se ofereceu para abrigá-la e para resgatá-la. Ontem ela conseguiu fazer o resgate, mas quando conseguiu contato conosco, já era um horário que não encontramos mais nenhum veterinário atendendo. Tentamos ajudar da forma que podíamos, com medicamentos que tínhamos para amenizar as dores, mas ela estava muito mal. Todos os indícios mostravam que era calazar em estado muito avançado.

Em meio a toda essa tentativa de salvá-la, recebemos um novo pedido de ajuda para a mesma cadela, de uma outra pessoa. O interessante foi que ela nos contou que viu quando uma pessoa abandonou a cadela numa caixa, pela manhã bem cedo, em frente ao posto de saúde. Ela parou para ver o que tinha na caixa e viu a cadela. Como passou a vê-la sempre por ali, resolveu fotografar e nos pedir ajuda. Isso nos fez inferir que ela tinha tutor e deixaram que ela chegasse a esse ponto. Provavelmente foi feito o exame de calazar e, com pena de fazer a eutanásia, acharam melhor colocar na rua. Pensamos isso porque esse tipo de atitude é muito comum por parte de pessoas que têm pena de mandar sacrificar o animal. É uma atitude muito comum não só em Jequié, mas em outras cidades em que se tem muitos casos da doença.

O calazar é uma doença terrível, que atinge nossa cidade de uma forma cruel. Cabe a nós buscar proteger nossos animais da melhor forma, com coleiras, repelentes, vacinas e o máximo de higiene possível. Busque informações sobre como prevenir o calazar. Seu bichinho agradece e a comunidade também.





http://www.gruposolar.org.br/2011/10/doacoes.html