domingo, 13 de setembro de 2015

Homem mata cadela a tiros e fere outra em sítio de protetora em Jequié

Esta semana tivemos uma situação terrível na nossa cidade. Um vizinho do sítio de nossa presidente, a protetora de animais Analu Duarte, matou a tiros uma de suas cadela e feriu outra.

Neste pequeno sítio, a protetora mantém vários animais que ela, a família e também nós da ONG retiramos das ruas da cidade ou foram abandonados à beira da estrada. Vários desses cães são colocados para adoção aqui no nosso site. Muitos foram adotados, mas aqueles que não conseguiram lares, ficaram morando lá mesmo. Alguns deles acabaram desaparecendo misteriosamente e ninguém sabe até hoje o que lhes aconteceu. Inclusive uma cadela que era paraplégica e que membros da ONG cuidaram, recuperaram e a protetora adotou e acolheu em seu sítio, desapareceu.

Mas esta semana um vizinho resolveu se vingar das cadelas por um suposto ataque a suas galinhas, matando Madonna e ferindo Lôra. Madonna tinha sido colocada para adoção aqui no início do ano. Como ninguém se interessou em adotá-la, acabou se tornando mais uma moradora do sítio. Lôra é uma cadela que sofreu muito. Ela chegou lá fugindo dos maus tratos do antigo dono, um vizinho do sítio da protetora, segundo informações de pessoas da região. Recebeu tantas pancadas quando estava grávida que perdeu todos os filhotes. Agora foi vítima de tiros que atingiram várias partes do seu corpo, inclusive sua região genital e ela está precisando usar fralda. Outro quase atingiu seu olho.

Não entendemos como uma pessoa pode achar normal matar um cão e ainda achar que tem alguma razão em sua atitude, a ponto de dizer que qualquer cachorro que aparecer em seu sítio ou mesmo na estrada ele mata! Essas são as palavras ditas por ele, segundo o caseiro do sítio que recebeu a ameaça.

O sítio da nossa protetora é um dos nossos refúgios, local que podíamos contar para colocar alguns animais temporariamente, até o fim de um tratamento e a adoção. Isso nos deixa preocupados e amedrontados, temendo pela vida dos outros cães que ainda estão lá e não têm outro lugar para ir.

Nossa presidente já está tomando todas as medidas legais contra a atitude desse sujeito e esperamos que a justiça seja feita. Não é justo que depois de tanta luta para dar um pouco de dignidade a esses animais vejamos eles sendo massacrados dessa forma. Eles não merecem esse fim. Merecem, sim, amor, carinho, afeto. Nossa luta é todo dia. É em todo lugar. Não vamos desistir de buscar uma vida melhor para esses seres inocentes que são tratados como objetos a mercê os caprichos humanos. Pedimos também o apoio de todos que se sensibilizam com o sofrimento dos animais vítimas de violência dessa cidade.

Abaixo fotos das cadelas vitimadas.

Madonna ainda filhote, quando procurávamos alguém para adotá-la, no colo da filha de Analu.


Madonna alguns dias antes de ser assassinada



Carcaça encontrada após as buscas. 



Lôra sendo atendida pela Dra. Carolina Fonseca. Os tiros atingiram diversas partes do seu corpo.










http://www.gruposolar.org.br/2011/10/doacoes.html