segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Ultimamente estamos recebendo vários pedidos de ajuda, principalmente de pessoas querendo saber nosso endereço pois quer deixar gatos e cachorros conosco. Então eu gostaria de deixar algumas coisas bem explicadas:
1- SOMOS VOLUNTÁRIOS: Primeiramente eu gostaria de explicar que a ONG é apenas um Grupo de pessoas que atua voluntariamente ajudando animais de rua, nós não recebemos para isso, fazemos realmente por amor, mas não temos obrigação de resgatar todos os animais do Universo, nem somos milionárias para mantê-los.
2-NÃO SOMOS DEPÓSITO DE ANIMAIS: A ONG não possui uma sede, nós dependemos de Lares Temporários, e infelizmente, os que são realmente de pessoas da ONG estão super lotados, pois não achamos adotantes para os nossos cães, principalmente os que já são adultos. Aí muitos nos pedem nosso endereço para levar os cães e gatos que acham pela rua, ou que têm e querem se desfazer, acham que a ONG é um santuário e que algum Sheik árabe banca todas as despesas dos cachorros, o que seria nosso sonho. Mas não funciona assim, não temos apoio de empresas, governo, prefeitura, de nenhum órgão, só recebemos doações de quem realmente gosta de animais e contribuem como podem, mesmo que com pouco. Malmente conseguimos dar conta dos animais que estão sob nossa custódia.
3- O PROBLEMA DO LAR TEMPORÁRIO: A maioria das pessoas que dizem que podem servir de Lar Temporário após algum tempo nos cobram adotante, mesmo sendo de início avisadas que nós não temos previsão de quando a adoção vai acontecer. Aí ficam ameaçando jogar o cachorro novamente na rua, falam que nós não cumprimos com a palavra e etc. A pessoa nos pede ajuda, nós explicamos tudo direitinho sobre o Lar Temporário, a ONG então arruma o veterinário, compra os medicamentos, muitas vezes damos também a ração, esperamos o cachorro se recuperar e o colocamos para adoção. Mas a culpa não é nossa se o cachorro não é adotado rapidamente. E se nós pedimos o Lar é porque não temos espaço, não temos onde colocá-lo. Então, cada um sabe de si e da consciência de pegar um cão, cuidar, tratá-lo e depois jogar na rua novamente, não é? Lembram dos monstros que todos julgam aqui quando um cão é abandonado? A pessoa que faz isso estará se tornando um deles.
4 - NÃO SOMOS VETERINÁRIOS: Muitas pessoas ficam pedindo para nós tratarmos seus cães, falam sintomas, perguntam que doença pode ser, etc. Se seu cão está doente, leve a um veterinário com urgência. Não fique por aí pedindo a um e outro para diagnosticar seu bichinho, só o veterinário é que pode cuidar devidamente do seu animal.
5 - SENTIR PENA NÃO SALVA ANIMAL NENHUM: Muitas pessoas quando postamos a foto de algum bichinho que precisa de ajuda, fica comentando: "Que dó", "Tadinho", "Deus vai ajudar"... Gente, o cachorro não vai se curar sozinho, nós precisamos de ajuda, por menor que ela seja. Não adianta ficar comentando e não fazer nada. Existem inúmeras formas de ajudar um animal necessitado, procure saber o que você pode fazer e AJA. Nós precisamos de atitude!
6 - SÓ ADOTE SE VOCÊ TIVER CERTEZA QUE CUIDARÁ DELE A VIDA INTEIRA: Existem pessoas que adotam o cachorro, passam um bom tempo com eles, depois quando não querem mais, nos devolvem o animal como se ele fosse um objeto. Aí inventam as desculpas esfarrapadas de sempre: "Vou me mudar", " A casa é pequena", "Ele cresceu demais", "Mordeu fulano", "É muito quieto"...Animal não é uma coisa material que você descarta, eles têm sentimento, eles sabem quando são rejeitados e eles se apegam as pessoas, ao ambiente em que moram e sentem falta. Você que faz isso, que adota, mas devolve, está sendo aquele "animal", aquele "Monstro" que você crucificou algumas vezes quando viu uma postagem de abandono.
7 - DENÚNCIA DE MAUS TRATOS: Qualquer pessoa na face da Terra pode denunciar outro por maltratar animais, não precisa da ONG para isso. Muitos têm medo de denunciar o vizinho ou alguma pessoa conhecida e nos pedem ajuda. Eu já postei algumas vezes o manual da denúncia, e faço questão de deixar o link novamente:http://www.worldanimalprotection.org.br/saiba-como-denuncia… ouhttp://www.pea.org.br/denunciar.htm
8 - NÓS NÃO SOMOS DEUS: Não somos oniscientes, onipresentes e onipotentes. Temos nossas limitações, inúmeras delas. Sempre fazemos o que está dentro daquilo que podemos. O nosso Grupo hoje é muito pequeno, não damos conta de tantas coisas e precisamos da ajuda de todos. Nós somos humanos como qualquer um de vocês, em alguns momentos erramos, noutros acertamos, não somos super-heróis. Fazemos o que é de responsabilidade de TODA sociedade. Então, se cada um fizer um pouquinho, a gente vai conseguindo salvar mais e mais animais de rua. O que não pode é ficar parado de frente para o computador ou no celular, só curtindo e não fazer nada. Até um compartilhamento já nos ajuda muito, sabia? Faça sua parte também!
Por hoje é só. Espero que tenha sido claramente explicado pelo menos o mínimo do que nós passamos todos os dias.
Desde já, obrigada pela atenção!



http://www.gruposolar.org.br/2011/10/doacoes.html