sábado, 12 de março de 2016

Muitos animais envenenados no Condominio Vivendas do Bosque no Derba


Um ato de extrema covardia tem preocupado donos de animais de estimação em Jequié
Fomos procurados pelos moradores do Condomínio Vivendas do Bosque  localizado no Derba, porque eles estão preocupados com seguidas mortes de cães e gatos. A suspeita é de envenenamento. Só esta semana já foram mortos 8 gatos e 1 cachorro. 2 cachorros que foram envenenados, os donos identificaram rapidamente e o socorro foi tomado.  Os moradores estão revoltados e estão tomando providência com a polícia. Esperamos que mais uma vez isso não seja deixado de lado. Quando iremos ter um representante em Jequié que ajude na causa animal???? Não podemos deixar que pessoas matem os animais e fique por isso mesmo
Embora os gatos sejam as maiores vítimas de todos os tipos de violência, a maior quantidade de casos de envenenamento atendidos em clínicas veterinárias é em cães, pois os gatos costumam andar sozinhos pelas ruas, levando o mesmo a ingerir veneno fora de casa e, consequentemente, morrendo sem socorro.
A maioria dos casos de envenenamento é por rodenticidas anticoagulantes (raticidas) e estricnina. Os primeiros são tão atraentes para cães e gatos, quanto é para os ratos, pois as pessoas costumam misturar o veneno com comidas ou iscas para atrair os ratos e, quando em locais acessíveis aos pets, os mesmos acabam consumindo-os.
Além de intoxicações acidentais, também é, infelizmente, muito comum a intoxicação criminosa, feita por pessoas que não gostam de animais.
É importante lembrar que, além de cruel, envenenar animais é crime. 
Os Maus Tratos contra Animais são hoje disciplinados pela Lei 9.605/98, em seu artigo 32, que assim dispõe:

"Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal."
Esse cachorro ingeriu o veneno, mas foi socorrido a tempo e agora esta fora de perigo. Os outros não tiveram a mesma sorte